quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sua Marca Personal Trainer – Marketing e Branding aplicados ao seu negócio

MARCA
Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que seja, algo que permite identifica-la de um modo imediato, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
Nike Logo_thumb[2]
    Conhece essa marca?
No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Um Personal Trainer através de seu nome, da sua reputação, apresentação, comportamento e até da sua representação gráfica - comunica a "promessa" de um serviço, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único.
personal-trainer_thumb[4]Busca-se associar às marcas uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto. Personal Trainer, isto quer dizer que você é a Sua Marca, sua imagem atribui uma percepção de valor na mente do cliente.
É fundamental entender que o conceito de marca é mais intangível do que tangível, pois o consumidor de determinada classificação demográfica tem sensações, experiências e percepções diferentes sobre a mesma marca em relação a outro consumidor classificado demograficamente da mesma forma.
A marca é em essência uma promessa da empresa em fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores.
Kotler diz que a garantia de qualidade vem junto com as melhores marcas, mas uma marca é um símbolo mais complexo, podendo trazer até seis níveis de significados:
  • Atributos: a marca tem o poder de trazer a mente certos atributos.
  • Benefícios: estes são traduzidos em benefícios funcionais e emocionais.
  • Valores: a marca também transmite os valores da empresa.
  • Cultura: a marca tem o poder de representar certa cultura.
  • Personalidade: a marca pode projetar certa personalidade.
  • Usuário: a marca sugere o tipo de consumidor que pode usar determinado produto.
Criação de Valor para o Consumidor
A marca é um contrato. A marca diminui o risco que o consumidor corre ao adquirir o produto. Garante um nível de performances, independentemente da forma de distribuição.
A marca identifica. Numa oferta com produtos muitas vezes indiferenciáveis a marca facilita o reconhecimento e favorece a fidelidade.
A marca diferencia. Ela valoriza aquele que a usa ou a consome. Ela transmite a sua identidade as pessoas. Para as compras de status social é essencial a mais-valia trazida pela marca.

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